Meio Ambiente e CREA-PR estudam melhorias na gestão de resíduos de Pato Branco

Reforçando o compromisso de melhorar o sistema de recolhimento e destinação do lixo de Pato Branco, o prefeito Géri Dutra recebeu no gabinete municipal, na manhã de terça-feira (7), o presidente do CREA-PR, Clodomir Luiz Ascari, e técnicos da entidade para tratar sobre o assunto.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Vicente Lucio Michaliszyn, que também participou da reunião, revelou que esse trabalho faz parte de um conjunto de medidas que foram propostas pelo CREA, elaborado por profissionais de alto conhecimento nas áreas da engenharia.

Nesse primeiro momento o foco está na questão da coleta do lixo, gerenciamento dos resíduos sólidos e aterro sanitário, que já está com a sua vida útil esgotada. Posteriormente, o trabalho seguirá atendendo as demais áreas como, por exemplo, o plano de arborização que será retomado e a questão das inundações.

“É uma série de medidas propostas pelo CREA, por esse grupo de especialistas, que vieram conhecer nosso plano municipal de gestão de resíduos sólidos e irão apresentar sugestões de melhorias ajustadas as nossas necessidades. Entre as melhorias, a proposta de terceirização do serviço de coleta, destinação e aterro sanitário, que é um problema para ser resolvido a curto prazo”, frisou Vicente.
Também participaram da conversa o secretário municipal de Agricultura, Edson Roberto Silveira, e o diretor do Departamento de Agricultura, José Nilton Sanguanini.

Qualidade de vida
O presidente do CREA-PR, Clodomir Luiz Ascari, destacou que a entidade está aberta para tratar assuntos diversos, relacionados as engenharias, mobilidade, acessibilidade, estradas rurais, internet no campo, conectividade, entre outros. “São assuntos que impactam a vida das pessoas, que proporcionam qualidade de vida. Estamos aqui para contribuir com a equipe técnica do município. É o início da gestão, existem dificuldades, mas as soluções também existem”, disse Ascari.

Segundo ele, o CREA surgiu para fazer a defesa da sociedade. “Nada mais justo e em momento apropriado para praticarmos essa defesa do que agora, apoiando os prefeitos que estão iniciando para fazerem uma boa gestão, pensando na qualidade de vida e na segurança da população”, completou.

Tecnologias sustentáveis e eficiência energética
O engenheiro ambiental e conselheiro do CREA-PR, Felipe Marcel Dalmas Kotwiski, é especialista em resíduos sólidos, veio de União da Vitória e fará um estudo em Pato Branco. “O objetivo da visita é fazer um mapeamento da situação atual para que possamos trabalhar em conjunto, buscar novas tecnologias e tornar Pato Branco uma cidade mais sustentável na questão dos resíduos sólidos”, enfatizou.

Felipe frisou que além de conhecer a estrutura de Pato Branco focará em buscar tecnologias sustentáveis e eficientes para que possa aproveitar o máximo possível os resíduos sólidos, porque são materiais dotado de valor econômico. “Temos que evitar ao máximo aterrar esses resíduos pelo valor econômico que representam, e buscar tecnologias de recuperação energética e aproveitamento de outras formas, para evitar perdas”, destacou.