A secretária municipal de Educação, Maria Justina da Silva, recebeu nesta segunda-feira, 16, em Curitiba, o Selo Ouro de Alfabetização. As políticas públicas e ações e em relação ao segundo ano do ensino fundamental tiraram nota 100 – a nota máxima na avaliação do MEC (Ministério da Educação). “Temos o melhor Ideb entre as cidades com mais de 250 mil habitantes e agora a nota 100, selo de ouro, em alfabetização. Temos 73% dos alunos matriculados no segundo ano que sabem ler, escrever e interagir. A meta, traçada pelo MEC, é chegar a 80% em 2030 e nós, em Foz do Iguaçu, estamos avançando”, disse o prefeito Chico Brasileiro (PSD).
Maria Justina disse que o reconhecimento do MEC e da Secretaria Estadual de Educação é resultado do trabalho conjunto entre os educadores e a comunidade escolar e destacou ainda que todos os projetos e programas levados pela prefeitura ao ensino fundamental são avaliados pelo MEC. “Temos cursos de valorização dos professores ,programas para evitar a evasão escolar devido a pandemia e projetos de incentivos à leitura, cantinho da leitura e a interação com a feira do livro. O MEC avalia 20 questões para dar as notas e os selos e nós estamos honrados em colocar Foz como referência nacional em alfabetização”, disse.
O MEC premia as secretarias estaduais e municipais pelas boas práticas de políticas para a área. No Paraná, 227 cidades foram medalha de ouro, 66 com o selo prata e 20 com o selo bronze. O Paraná também foi reconhecido com a medalha de ouro do selo nacional de compromisso com a alfabetização do Ministério da Educação. Em Brasília, será entregue o selo de ouro somente às cidades nota 100 na alfabetização. Em função da operação do presidente Lula, o ato ainda não foi marcado, mas deve ser realizado ainda em dezembro.
Cidades
O Ministério da Educação pretende garantir que 100% das crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. Primeiro lugar também no Ideb, o Paraná também foi reconhecido pelo MEC como o segundo estado com a melhor taxa de alfabetização de crianças na rede pública. Segundo o ministério, 73% dos alunos paranaenses sabem ler e escrever na idade certa.
Das 50 cidades da região oeste, além de Foz do Iguaçu, 31 receberam medalha de ouro: Anahy, Assis Chateaubriand, Cafelândia, Capanema, Cascavel, Catanduvas, Corbélia, Formosa do Oeste, Guaraniaçu, Iracema do Oeste, Itaipulândia, Jesuítas, Matelândia, Medianeira, Mercedes, Missal, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Ramilândia, Santa Helena, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Toledo, Tupãssi, Ubiratã e Vera Cruz do Oeste.
Avaliação
O desempenho é avaliado pelo Programa Nacional de Compromisso com a Alfabetização na análise das políticas públicas de alfabetização implantadas pelas prefeituras. Com base na pontuação, o recebimento do selo é dividido em três categorias: Bronze, para pontuações entre 45 e 64 pontos; Prata, para pontuações entre 65 e 84 pontos; e Ouro, para pontuações entre 85 e 100 pontos.
Entre os critérios avaliados estão a colaboração entre os entes federativos, a implementação de políticas públicas voltadas para a alfabetização, a formação de professores e gestores, além da distribuição de materiais didáticos adequados para o desenvolvimento das crianças.