A prefeitura de Palmas emitiu uma nota de esclarecimento sobre o uso de fogos de artificio com estampido na abertura da programação de Natal deste ano.
Nas redes sociais, pais de crianças com transtorno do aspecto autista, tutores de animais e ativistas contra o uso de fogos com estampidos cobraram uma resposta da prefeitura.
O executivo municipal remeteu para a empresas contratada a culpa dos estampidos. Segundo a nota, a licitação solicitava fogos com “baixo ruído”.
Confira a íntegra da nota emitida pela prefeitura de Palmas
O Município de Palmas vem a público se manifestar acerca da situação que ocorreu com o show de fogos de artifício, na data de 30/11, na festa de Abertura do VIII Natal dos Ventos.
Conforme termo de referência, que pode ser encontrado junto com o Edital de Licitação, na página da Prefeitura de Palmas, no link: https://transparencia.betha.cloud/#/r2cpj2e4mrz8xjHlykU8bg==/consulta/38162/detalhe/95:100:2024_157_100, o objeto traz os fogos com ruído reduzido, ou seja, sem estampido.
Desta forma, a situação ocorrida dos fogos com estampido executados na data de hoje terá investigação realizada pela Administração Municipal e serão tomadas as providências cabíveis para verificar em que fase ocorreu o erro, bem como aplicadas as sanções necessárias.
O Município pede desculpas à população, em especial, às famílias que possuem pessoas doentes, famílias com pessoas com autismo, pessoas que possuem animais de estimação.