Na última semana do mês de maio de 2024, e nos primeiros dias de junho, as equipes de Fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), fiscalizarão diversas obras já finalizadas e também em andamento no município de Vitorino. A ação também engloba fiscalização em outros municípios da região. Aqui em Vitorino, o Agente de Fiscalização II, Gilmar Pernoncini Ritter, visitou a revitalização da Avenida Brasil Argentina, e duas obras já finalizadas, a Reforma do Novo Cras e o muro da Escola Municipal Menino Jesus.
Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, Indústria e Comércio, Ricardo Bertoncello, “o CREA existe para defender a sociedade da atuação de leigos e de profissionais sem a devida qualificação profissional para a elaboração de projetos e execução de obras. Receber a fiscalização do CREA-PR em uma obra de engenharia e o Conselho atestar que a obra está conforme, significa que todos os trâmites foram seguidos de forma correta e que a obra conta com profissionais responsáveis pela elaboração dos projetos, pela execução e pela fiscalização da obra”, explicou Ricardo.
Para o prefeito municipal Marciano Vottri, “a fiscalização por parte de uma entidade como o CREA-PR, é mais um atestado da seriedade dos projetos de infraestrutura que estão fundamentando a gestão”, afirmou Marciano. No caso da Avenida Brasil Argentina, A via será totalmente recapeada, em uma modernização completa. A viabilização de recursos de mais de 5 milhões de reais, aconteceu via Ministério das Cidades, através de indicação do deputado federal Fernando Giacobo.
Atualmente, o que está em execução são as obras de drenagem, fundamentais para escoamento da água pluvial e conservação do pavimento asfáltico; além da aplicação de meio fio e da base em concreto, para a ciclovia. O projeto contempla ainda a readequação total da iluminação, o recape total do asfalto, alterações pequenas na praça em frente à Paróquia, para melhorar a trafegabilidade, ligando vias importantes da cidade.
Com a revitalização da pavimentação em mais de 33 mil metros quadrados de novo asfalto, nova drenagem, meio fio, mais de 700 metros quadrados de paver, novas 219 luminárias ornamentais, novas sinalizações horizontais e verticais, rampas de acessibilidade, uma ciclofaixa em concreto de ponta a ponta da Avenida, o novo piso cimentício da Praça Padre Luiz Basso que será totalmente remodelada, a administração pretende oferecer usabilidade para os espaços públicos de mobilidade urbana, na principal via de tráfego do município de Vitorino.