O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, quer eliminar parte dos contratos que o município mantém com empresas que fazem o transporte de alunos. A meta, diz Cantu, é reduzir a dependência destes fornecedores adquirindo mais ônibus para o transporte escolar.
Para tornar isso realidade o atual gestor da cidade encaminhou para a Câmara o pedido de autorização legislativa para contratar operação de crédito junto ao Banco do Brasil S.A., até o limite de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais), com recursos oriundos do Programa Caminho da Escola. A proposta prevê a compra de ônibus escolares padronizados para o transporte de alunos da educação básica pública.
Atualmente, diz o documento, o Município mantém oito contratos com fornecedores terceirizados para contemplar a totalidade da demanda por transporte escolar, abrangendo vinte e três linhas que atendem os alunos das redes municipal e estadual de ensino, especialmente aqueles provenientes das áreas rurais, pois a frota própria não é suficiente para atender todas estas necessidades.
Segundo a mensagem enviada para o legislativo, com a aquisição dos novos ônibus, a Administração Municipal poderá reduzir gradativamente sua dependência dos serviços terceirizados, ganhando maior autonomia e controle sobre o serviço do transporte escolar, podendo adaptar as rotas, os horários e os serviços de acordo com as especificidades de cada instituição de ensino e a necessidade da Secretaria de Educação e Cultura, podendo contemplar o transporte de alunos que participem de projetos extras, educação em tempo integral, salas de recursos, dentre outras particularidades.
Ressalta Cantu que o Poder Executivo realizou concurso público para a contratação de novos motoristas, garantindo assim a contratação de profissionais capacitados e habilitados para operar a nova frota, visando, além da eficiência no transporte escolar, a segurança dos alunos que fazem uso desse meio de transporte.
O projeto consta da pauta da sessão legislativa desta segunda-feira, 29 de abril.