De acordo com as informações, Guarapuava foi o único município a levar uma carta com o resultado do encontro dos membros do ecossistema.
O Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava entregou uma carta com propostas para buscar apoio para políticas públicas em uma Conferência Estadual. As ideias dos municípios foram levadas para a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Conforme a carta entregue, o documento propõe transformar Guarapuava em um “polo de referência em ciência, tecnologia e inovação, tendo a educação como pilar principal. Fortalecer a educação de base, para construir um solo fértil de novas ideias, empreendedorismo, criatividade, conectando a rede de atores do ecossistema de inovação”.
O plano é atender às demandas da sociedade e aproximar a ciência em diversas aplicações da comunidade. Segundo o documento, é preciso evidenciar as pesquisas escolares, acadêmicas e do setor empresarial. Um exemplo é o incentivo para aprendizado em tecnologia a gerações mais avançadas.