Na manhã desta terça-feira (26), o prefeito municipal de Vitorino Marciano Vottri, convidou todos os secretários, os presidentes de entidades e organizações da sociedade civil, para reunião em regime de urgência no Gabinete Municipal. O objetivo foi organizar a ação “Dia D Vitorino Contra a Dengue”, que irá mobilizar toda a cidade para combater os criadouros do mosquito Aedes Aegypti. A ação, que é uma resposta ao aumento semanal de casos de dengue no município, ficou definida para acontecer no dia 28 de março, quinta-feira para a ação de combate, que contará com a participação ativa dos servidores municipais disponíveis, somados aos voluntários das entidades participantes.
Segundo o prefeito Marciano Vottri, a Prefeitura estará fechada, e os funcionários trabalharão em turno único, das 7h às 13h nas ruas, em recolhimento de entulhos e educação ambiental, casa por casa do município. O alvo é ter mais de 120 pessoas, que estarão divididas em seis grupos, que cobrirão todas as ruas da região da Sede do município. O bairro Araucária Park também será alvo da ação, na semana que vem.
O gerente de Vigilância Sanitária afirmou que a sede do município será dividida em seis grandes grupos, conforme o número de equipamentos rodoviários disponíveis no município para o recolhimento dos materiais. “A ideia é fazer um pente fino em todo o município e coletar o maior número possível de materiais, principalmente, plásticos, lonas, pneus, vidros e entre outros recicláveis que acumulam água, ou seja, seja um possível criadouro do mosquito da dengue”, afirmou Lucas Zamboni.
Na quinta-feira, as equipes iniciam o trabalho no Auditório da Secretaria de Educação, com uma orientação e recebimento dos EPI’s para as equipes. Após, as equipes sairão divididos e irão para os setores, recolher os entulhos e conscientizar a população. Os únicos materiais que não serão recolhidos são móveis usados, como colchão e sofá, e entulhos de construção civil.
Local de saída: Auditório Sec. Educação
Data: 28 de março, quinta-feira
Horário: 7h às 13h