Câmara deve definir número de cadeiras e subsídio para próxima legislatura 

Os partidos que pretendem disputar as cadeiras da Câmara de Pato Branco estão, a maioria, em compasso de espera. A busca por possíveis candidatos já iniciou, mas de forma tímida. Alguns partidos dizem, sem revelar nomes, possuir o número necessário de interessados, dizem.

Mas quantos serão necessários 12, 16, ou 18? Vai depender da postura do legislativo em colocar ou não em votação a ampliação de cadeiras, o que deve ser feito até 180 dias antes da eleição. Pato Branco possui onze vereadores, pode, segundo a legislação ter 17. A opinião pública é contrária ao aumento.

A atuação de alguns vereadores no debate dos projetos e situações estranhas a liturgia do cargo, corroboram para a imagem percebida pela população.

Entre os fatos o caso do vereador Rafael Celestrin (PSD) investigado por ter recebido Função Gratificada no cargo que ocupa através de concurso na prefeitura. A lei não permite FG para funcionário concursado que assume o legislativo.

Januário Koslinski (PSDB) voltou a ser comentado na mídia, motivo: reclamou que haviam trocado seu lugar na bancada de vereadores. Thania Caminksi (PP), ainda quando presidia o legislativo, desprezou o próprio trabalho e de seus colegas ao defender o regime de urgência para um projeto de autoria do prefeito. Disse ela na ocasião “Não é o primeiro projeto, o primeiro regime que veio capengo do executivo, e que é passado. Não é o primeiro! Então foi passado aqui quantas coisas aí capenga”.

Na premissa de evitar projetos “capengas” em 2022 a Câmara aprovou um projeto de lei que só permitiria o trâmite das matérias com toda a documentação inclusa. Lei morta! Não é respeitada pois muitos projetos, mesmo sem parecer jurídico, são colocados para votação.

Então, se depender da opinião pública dificilmente o legislativo irá ampliar o número de cadeiras e, talvez, nem mesmo defina de forma adequada o valor do subsídio para a próxima legislatura. O atual presidente Eduardo Dala Costa (MDB) tem a missão de elevar a imagem do legislativo junto a opinião popular e conduzir, se for desejo dos demais vereadores, o processo de ampliação do número de cadeiras legislativo. É aguardar para ver.

#vejasudoeste #patobranco #marcioloss