Um golpe, que não é novo, foi aplicado em Pato Branco e teve reflexos no final de semana no setor gastronômico da cidade. Pelo menos duas pizzarias foram vítimas. Os clientes fizeram os pedidos, pagaram por PIX e nada receberam.
O golpe pode ser preparado de duas formas. A primeira é através da requisição diretamente ao Google da propriedade dos dados de determinada empresa. Normalmente os golpistas criam um e-mail com nome igual ou parecido com a empresa que terá seus dados no Google alterados. Outra maneira é por telefone. Através de uma ligação os golpistas solicitam uma “atualização” dos dados da empresa De posse dos dados de acesso, os telefones de contato são alterados, os e-mails de contato também.
Recebendo Pedidos
A partir das alterações quem busca um serviço através do Google acaba recebendo os dados de contato alterados. Ao ligarem para o número, que acreditam ser da empresa, os clientes são induzidos a pagar por PIX, mas não recebem o produto. Em Pato Branco muitas pessoas ficaram sem receber produtos pagos com aplicação do golpe que alterou dados de duas pizzarias.