Já em fase final o processo desencadeado pela prefeitura de Pato Branco para a contratação, através de processo Tomada de Preço, uma empresa para elaboração do estudo técnico do Sistema de Transporte Coletivo Urbano. Para realizar o estudo o prefeito autorizou o valor máximo de R$ 153.809,48 (cento e cinquenta e três mil oitocentos e nove reais e quarenta e oito centavos).
A contratação será através da Tomada de Preços 07/2023. A contratada, terá o prazo de 90 dias para realizar levantamentos, análises, estudos e a proposição de projeto de racionalização de custos e otimização do sistema de transporte considerando o contexto e mobilidade urbana, atendendo as necessidades da Secretaria Municipal de Engenharia e Obras, através do Departamento de Trânsito – DEPATRAN.
A prefeitura justifica a contratação afirmando que a mobilidade urbana é um tema complexo que, além do debate acerca do transporte urbano, abrange questões relacionadas ao uso e ocupação do solo, à saúde e qualidade de vida das pessoas e à busca por modelos de cidades sustentáveis.
Segue ainda afirmando que frente ao aumento contínuo dos insumos que compõe a planilha de custos do transporte, tem-se a necessidade da redução dos gastos e a restauração do equilíbrio econômico e financeiro do contrato de concessão, visando atender aos princípios da Lei de Mobilidade Urbana, a qual institui a garantia de sustentabilidade econômica das redes de transporte público coletivo de passageiros, de modo a preservar a continuidade, a universalidade e a modicidade tarifária do serviço, havendo dessa forma, a necessidade de propostas para otimização do sistema de transporte.
Duas empresas estão na fase final, onde ocorre a avaliação das propostas técnicas, Geo Brasilis Consultoria, Planejamento, Meio Ambiente E Geoprocessamento Ltda e Maciel Consultores S/S. O processo entra-se na fase de prazo para recursos.