Em respeito constitucional ao que diz a Lei nº 2.059, de 07 de novembro de 2023, o Prefeito Marciano Vottri de Vitorino, suspendeu a utilização de fogos de artifício com estampido (artifício sonoro), nos atos da administração pública, incluindo a abertura do Natal deste 2023 e demais festividades. Na última edição do Natal de Vitorino, em 2022, os fogos foram utilizados.
A Lei Municipal, proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício sonoro, como fogos de vista com estampido, foguetes, baterias, morteiros com tubos de ferro e rojões. Quem for pego utilizando destes materiais, pagará multa e terá o material apreendido.
De acordo com a Lei Nº 2059/23, põem ser utilizados os fogos “de vista”, assim denominados aqueles que produzem efeitos visuais sem estampido, além de balões pirotécnicos, foguetes de apito ou lágrimas sem bomba, postsáfeu, morteirinhos de jardim, serpentes voadoras”.
“Acolhendo e respeitando a deliberação da lei sancionada, nossa decisão não poderia ser diferente. Embora ser um ato festivo tradicional e histórico, e boa parte da população entender como alusivo às comemorações, nos sensibilizamos com a causa que é conhecida e justa”, finalizou o prefeito Marciano Vottri.