Temporais causam estragos em vários muniípios do sudoeste, sul e oeste paranaense

Confirmando a previsão dos institutos meteorológicos, muitos municípios das regiões Sudoeste e Centro Sul do Paraná foram afetados nas últimas horas por temporais. No Sudoeste, as cidades de Nova Prata do Iguaçu, Santa Izabel D’Oeste, Realeza, Planalto, Pérola D, Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, Dois Vizinhos, São Jorge D’Oeste e Sulina foram as mais afetadas. Além de danos na agricultura, a chuva acompanhada de vento e granizo também provocou estragos em residências e prédios públicos.

Em santa Izabel D’Oeste, segundo a Defesa Civil, 400 residências tiveram a cobertura danificada pelo granizo. Durante toda madrugada, as pessoas afetadas receberam atendimento da Defesa Civil municipal, que fez a distribuição de lonas como medida paliativa. Outro município bastante afetado no Sudoeste é Sulina. Segundo informou o prefeito Paulo Horn (PSD) em entrevista à Nossa FM, de Chopinzinho, várias residências na cidade e interior tiveram a cobertura danificada pelo granizo, além de prédios públicos. A Apae do município, além da cobertura, teve equipamentos danificados pela água. O prefeito ainda informou preocupação com o nível do Rio Capivara, que corta o município.

Em Chopinzinho, segundo a Brigada Comunitária (Defesa Civil), apenas dois chamados foram recebidos. Um deles para atender um caso de destelhamento na Rua 13 de maio, próximo do Colégio Cívico Militar Nova Visão, e outro para retirada de uma árvore na PR-281, na região de Santa Inês. Em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro Sul do Estado, muitas residências foram danificadas, além de uma cooperativa na marginal da PR-158. A estrutura do silo foi derrubada pelo vento. Apesar dos estragos não houve vítimas.

Em Guarapuava, o Corpo de Bombeiros atendeu vários chamados durante a madrugada por conta de alagamentos de residências e quedas de árvores em vários pontos da cidade. Outros municípios registram danos de pequena monta. O temporal ainda interrompeu, em muitas cidades, o fornecimento de energia elétrica por conta de danos nas redes. Equipes da Copel trabalham desde a noite desta quarta-feira (11) para restabelecer o fornecimento.

Segundo informações repassadas por ouvintes da Nossa FM, a média de chuva na região ficou entre 90 e 125 milímetros entre a noite de quarta e a madrugada desta quinta-feira. De acordo com o Sistema de tecnologia e monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) ainda existe a previsão de chuva e de temporais durante essa quinta-feira (12), principalmente nas regiões Sudoeste, Oeste e Sul do Estado.

Publicado originalmente aqui

imagen redes sociais