Através de fiscalização conjunta, envolvendo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Polícia Civil, Batalhão de Polícia Ambiental e Departamento de Fiscalização e Alvará, foi realizado ontem (10) vistoria em um Canil Comercial de Pato Branco.
Este local já estava sendo monitorado e, após denúncias de possíveis irregularidades, efetivou-se a fiscalização no local.
Durante a operação foram apreendidos cerca de 60 animais caninos que se encontravam em vulnerabilidade, apresentando condições higiênicas impróprias tanto do local quanto dos animais, propiciando a proliferação de pragas e vetores. “Durante exame macroscópico, foram identificados alguns cães com afecções otológicas, oftálmicas e sinais clínicos de gastroenterite, desta forma em desacordo com as legislações que tratam sobre a saúde e bem-estar animal”, revela a médica veterinária Kimberli Barbosa, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente de Pato Branco, Matheus Nichetti, foi verificado também a ausência de licenças ambientais e sanitárias pertinentes, bem como o estabelecimento não dispunha de médico veterinário responsável técnico.
Os animais que necessitavam de atendimento médico veterinário foram encaminhados para a clínica conveniada do município e os demais foram destinados a Associação ONG Anjos Protetores, a qual conjuntamente a Secretaria de Meio Ambiente realizarão a destinação destes animais para lares temporários.