Guarda Municipal aprovado em duas comissões projeto chega a Comissão de Finanças e Orçamento

Nesta semana foi aprovado na Comissão de Políticas Públicas o projeto de autoria do vereador Romulo Faggion que autoriza o município a criar a Guarda Municipal. O projeto já havia sido aprovado na Comissão de Justiça e Redação.

O projeto vinha sendo debatido desde o início da atual legislatura e recebeu algumas modificações ao longo do tempo. Uma audiência pública foi realizada com a participação de representantes de cidades que já possuem Guarda Municipal e apresentaram suas experiências, falaram das vantagens de possuir a Guarda Municipal como auxiliara das forças de segurança. O prefeito de Pato Branco não participou da audiência e nem enviou representante.

Segundo o proponente do projeto, a guarda municipal serviria para auxiliar as forças públicas de segurança, e ainda poderia ser utilizado na segurança das escolas. Faggion Estima que para Pato Branco haveria a necessidade de pelo menos 30 guardas.

Para ser votado em plenário o projeto deverá ser aprovado na Comissão de Orçamentos e Finanças, que terá como relator o vereador Dirceu Boaretto (PODEMOS), da base do prefeito Cantu que é contrário a instalação da Guarda Municipal.

Para viabilizar a Guarda Municipal já está previsto no PPA- Plano Plurianual o valor de R$ 500 mil. “Já deixamos o valor previsto para que o executivo possa instalara a Guarda Municipal. Até o final deste ano teremos garantidos R$ 1,5 milhão no PPA para ao menos dar início a esse projeto tão importante” afirma Faggion.