Nome da Arena Multiuso será votado nesta quarta-feira; O nome proposto é Cláudio Petrycoski

O município de Pato Branco iniciou a obra de construção de uma Arena Multiuso no final de janeiro deste ano. A estrutura contará com uma área construída de mais de 8 mil metros quadrados, com capacidade para receber cerca de 5 mil espectadores. A construção deverá receber mais de R$ 27 milhões de investimento. A obra deverá receber atividades esportivas de diversas modalidades e receber os jogos do Pato Futsal.

A administração pretende inaugurar a obra no ano que vem e já com o nome dado. O homenageado que irá nominar a Arena é foi empresário e grande filantropo em Pato Branco, Cláudio Petrycoski. A Câmara de vereadores inicia a votação para definir o futuro nome da Arena na tarde desta quarta-feira,12. O projeto foi encaminhado pelo executivo e deve ser aprovado por unanimidade.

Quem foi Petrycoski

Cláudio Petrycoski, nascido em Pato Branco em 11 de julho de 1949, faleceu no dia 23 de novembro de 2022, no Hospital São Rafael, em Salvador – BA. Filho de Theóphilo e Maria Luísa Petrycoski, família oriunda de Erebango – RS, deixou 05 (cinco) filhos, 12 (doze) netos e inúmeros projetos sociais em andamento.

Foi um empresário de sucesso no Município, à frente das empresas Indústria de Fogões Petrycoski e Atlas Eletrodomésticos, tendo gerado diversos empregos durante os últimos, aproximadamente, 40 (quarenta) anos.

Atuou desde 1995 junto ao Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep, exercendo ampla liderança como vice-presidente a partir de 1998, e como presidente interino nos últimos anos. Comandou a Agência de Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná e presidiu por seis gestões (1990-2009) o Sindimetal Sudoeste.

Em razão do alto grau de estima que constituiu em vida com pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade e dos inestimáveis trabalhos dedicados ao Município como líder comunitário, recebeu diversos títulos importantes, como Cidadão Benemérito do Paraná, Cidadão Honorário de Pato Branco e Medalha de Honra ao Mérito Pato-Branquense.

Em 1994, recebeu da Associação Comercial e Industrial do Paraná o “Prêmio Excelência Empresarial”. Em 2001, recebeu das mãos do governador do Paraná, Jaime Lerner, a Medalha e o Diploma de Mérito Industrial, concedido pelo Sistema Fiep. No ano seguinte, foi eleito para receber o Troféu Empresarial no Fórum Nacional de Líderes Empresariais, organização não-governamental, sediada em Belo Horizonte – MG, ocupando primeiro lugar no Setor de Eletrodomésticos.

Foi fundador da Comissão de Conciliação Prévia de Pato Branco, integrou o Movimento Brasil, confederação que prega o descentralismo do poder político no país, foi um dos disseminadores do Esperanto e do Tchoukball no Brasil e tem um histórico como o maior apoiador da história das entidades beneficentes, culturais e esportivas de Pato Branco.

Manteve, por muitos anos, o Grupo Atlas Patoart, os corais Chama Viva e Chaminha e diversas atividades culturais que tiveram sequência no Instituto Theóphilo Petrycoski – ITP. Um apaixonado por sua terra natal, pessoa simples, determinada, terna e idealista. Foi o primeiro incentivador do Pato Futsal e um grande entusiasta no desenvolvimento do Pato Basquete.

Através da Atlas Eletrodomésticos, patrocinou a Seleção Brasileira de Tchoukball que participou de campeonatos mundiais realizados na Suíça e na Inglaterra, bem como diversas equipes de Pato Branco que foram campeãs brasileiras e sul americanas na referida modalidade. Pelo brilhante histórico de apoio ao esporte, foi convidado para conduzir a tocha olímpica Rio 2016, em Pato Branco, sendo o responsável por acionar a pira no Município